domingo, 2 de agosto de 2015

Confiamos em Deus?


Saudações caros leitores.

Hoje me deparei a me questionar sobre algo bastante intrigante… O que nos leva a não crer e confiar em Deus cegamente?

Antes mesmo de eu abordar um pouco a “confiança em DEUS” vou repartir os termos para termos uma noção do que estamos a falar, ou seja, começarei por definir ambos termos.

A palavra “confiar” como conceito por si só pode ser encontrada nos diversos dicionários online que quer dizer - ter fé, esperar, ter perseverança…ou ainda entregar aos cuidados, à fidelidade de alguém.

E DEUS, que vem a ser? DEUS é o Ser que está acima de todas as coisas; o Criador do universo; Ser absoluto, Incontestável e Perfeito. DEUS é sinónimo de Perfeição, Soberania, Unicidade, Eternidade, Imutabilidade, Incontestabilidade, Inquestionabilidade, Pureza, Veracidade…DEUS é Omnisciente, Omnipresente, Omnipotente.

Após este intróito quero repisar aquilo que já vem a ser dito: “O profeta não é isento da mensagem”…P’ra dizer que mesmo eu, que cá vos escrevo estou sujeito àquilo que fui levado a escrever.

Então, o que é confiar em DEUS??? É uma resposta que fica simples, pois tendo os dois termos definidos, já se pode fazer aquilo que na química chamamos de combinação: A+B=C; confiar + em DEUS = ter fé e perseverança no Ser Soberano, Puro, Omnisciente, Omnipresente e Omnipotente.


Se DEUS é tudo isso, porque nEle não confiamos?


Optei por pegar os seguintes aspectos:
0.      Por Ele ser invisível
Considerei esse como sendo aspecto nr. 0 porque simplesmente é muito óbvio. Como podemos nós confiar em um Ser que não vemos?
É difícil sim, a própria Bíblia nos deixa claro da invisibilidade de DEUS (I Timóteo 1: 17). É facto que muitos de nós vê isso (a invisibilidade dEle) como sendo um impedimento à fé e o viver santificado…isto não deve, de maneira alguma ser assim.
A Bíblia em II aos Coríntios 5: 7 deixa-nos uma palavra que muito justifica a confiança a termos em DEUS:  “Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos”. Assim sendo devemos, mesmo sem ver esse DEUS Soberano, Santo e Fiel, acreditar que Ele existe, e que se acreditando e permanecermos em Cristo, e as palavras dEle em nós, tudo pediremos e nos será concedido. (João 15:7)


1.      Não sermos longânimes e perseverantes  
O Homem na sua finitude é bastante impaciente. A Bíblia nos deixa claro de quão importante a longanimidade é para nós os Cristãos (os que realmente querem seguir a DEUS). Em Gálatas 5, a Bíblia nos fala dos frutos do Espírito Santo e das obras da carne, e numa leitura trivial pode-se facilmente ver que a longanimidade encontra-se enquadrada num dos frutos do Espírito, simplesmente porque DEUS sabia da importância de ser paciente enquanto estivermos na terra.

Mas o que vemos é totalmente o oposto a isto: Homens pedindo algo a DEUS e esperando no segundo seguinte…Homens insistindo em pedir a DEUS somente para o AGORA; Não…DEUS não é assim…Ao pedirmos algo, Ele põe a prova a nossa confiança nEle, o quão pacientes nós somos quando queremos ‘arrancar’ algo dELe.

Vou falar de mim mesmo…Tenho uma família muito unida graças a DEUS, porém há muito que pedi a DEUS para que Ele pudesse trazer a minha família por completo a Cristo, mesmo que se fosse em bips, paulatinamente…pouco aos poucos. Era uma oração que há muito fazia, até que não sendo longânime decidi parar de orar por isso (lost the trust – perdi a confiança).

Porém, recentemente, num dia desses, enquanto eu preparava para ir ao culto, louvar e adorar ao DEUS Santo de repente, um dos membros dessa família que chegara de viagem me viu já vestido, ‘txunado’ para ir a casa de DEUS, surpreendeu-me dizendo que queria que eu fosse com ele…meu coração bateu mais forte, minha língua ficou paralisada e durante mais de 3600 segundos fiquei boquiaberto e sem nada a declarar até que eu respondi positivamente...

Eu nao pensei que isso podia acontecer, porque foi a resposta duma oração que houvera sido feito a bastante tempo e a resposta veio apenas agora…

Com isso quero te dizer que é importante ser paciente quando o assunto é confiar nas coisas de DEUS, Ele promete, e acredite meu amigo(a), Ele é fiel p’ra cumprir, e mesmo que parecendo demorar demais, as coisas chegarão, no tempo certo (Eclesiastes 3).


2.      Confiarmos no material
P’ra finalizar, escolhi este como sendo o último aspecto pelo qual não confiamos em DEUS, confiamos naquilo que podemos ver, tocar, sentir, cheirar…

Digo isso por uma razão muito óbvia, existem muitas pessoas no nosso meio, que intitulam-se cristãs e que meia volta, consultam deuses sobre o seu passado, presente e ainda sobre o seu futuro… Que hipocrisia, falsidade completa…homens de pouca fé…

Confiamos no material porque 1º nós não queremos ou nos achamos incapazes de acreditar em um DEUS invisível, depois porque nós não somos pacientes, e de qualquer modo, a qualquer custo queremos respostas para o AGORA.

P’ra finalizar a Bíblia nos fala sobre a confiança em nós mesmos, no material: “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jeremias 17:5). DEUS se afasta de todos os que deixam de confiar nEle, para no material confiar.

Medite nisto!



BTC – Get Inspired (by GOD)


Sem comentários:

Enviar um comentário